A “Central de Informações dos Direitos da Criança e do Adolescente – Mãos Dadas” é um projeto que visa informar e debater sobre a legislação vigente no que se refere ao Estatuto da Criança e do adolescente (ECA). O projeto teve início em 2002, funcionando como piloto para a Região da Baixada Santista e ainda utilizando dos mecanismos de comunicação para a época, como a carta, o telefone e o fax. Atualmente ele funciona somente por este site.

A Central é um provedor de informações e de soluções. As pessoas interessadas no assunto enviam perguntas que são respondidas por consultores voluntários. O serviço é totalmente gratuito. Uma das metas é ser um instrumento de capacitação para Conselheiros de Direitos e Tutelares, de todas as cidades da Baixada Santista, além da comunidade em geral.

Para utilizar o serviço, basta clicar na seção “Envie sua pergunta” na home ou no menu do site, preencher o formulário e fazer sua pergunta. Pronto! A sua dúvida será recebida pela ACMD, que enviará aos voluntários responsáveis. Após a elaboração da resposta, ela é enviada para o solicitante e colocada na seção “Perguntas Respondidas”, no menu do site.

As pessoas que quiserem fazer parte da rede de consultores voluntários devem entrar na seção “Colabore”. Os candidatos deverão escrever um breve currículo – é fundamental já ter experiência em assuntos ou atividades ligadas à criança e ao adolescente. Atualmente, participam do projeto diversos profissionais. Em alguns casos, uma mesma questão é esclarecida por vários consultores e a ACMD edita esse material.